Portfólio
Em áreas alfandegadas ou retroportuárias, a atuação exige não apenas domínio técnico, mas também conformidade rigorosa com normas de segurança, controle documental e logística especializada. A Rotterdam oferece soluções completas para esse tipo de ambiente, com destaque para três pilares fundamentais:
Atuamos com uma ampla gama de serviços adaptados à realidade portuária: retrofit estrutural, construção de edificações e bases para tanques, execução de diques de contenção, pavimentações em concreto e CBUQ, reformas de galpões e coberturas, manutenção de estruturas metálicas, além de adequações civis e elétricas para implantação de novas operações.
Diferentemente da construção civil convencional, o ambiente portuário impõe desafios operacionais específicos: movimentação constante de cargas e maquinários, áreas com acesso controlado, execução em turnos noturnos ou com janelas de tempo reduzidas. Nossa equipe é treinada e capacitada para esse tipo de contexto, garantindo segurança e eficiência na execução.
Toda intervenção é acompanhada por um conjunto robusto de documentos e planos de segurança exigidos em áreas reguladas, incluindo: treinamentos NR (12, 18, 35 e outros), PCMSO, LTCAT, PGR, Plano de Gerenciamento de Riscos e de Resíduos. A conformidade com os órgãos fiscalizadores é tratada com máxima prioridade.
Neste projeto, a Rotterdam demonstrou sua capacidade técnica em obras de elevada complexidade estrutural, com foco em três pilares: estruturas especiais de concreto, aplicação da filosofia Lean Construction e execução de pavimentos para tráfego pesado ininterrupto.
No projeto executado para a MultiRio, realizamos a construção de muros de concreto de radioproteção entre os blocos da Ponte Rio-Niterói. Essas estruturas exigiram soluções estruturais diferenciadas, com armaduras e dimensionamento específicos para contenção de radiação, além de elevado rigor técnico na execução devido à complexidade do ambiente e às exigências normativas.
Adotamos os princípios da Lean Construction para otimizar os processos construtivos: redução de áreas de canteiro, racionalização de equipes, diminuição do prazo de execução e maior controle de resíduos. Empregamos soluções como armaduras pré-montadas e fôrmas pré-fabricadas, garantindo produtividade e organização em áreas operacionais com espaço restrito.
Em áreas com fluxo 24h de veículos de carga e equipamentos como Portainers, Transtainers e Reach Stackers, é fundamental um projeto de pavimentação específico. Para isso, executamos pavimentos em concreto com base em ensaios tecnológicos (CBR, Viga Benkelman, Densidade, entre outros), garantindo durabilidade, desempenho estrutural e controle rigoroso de qualidade.
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Área construída450m²
Obra de execução de muros de concreto para radioproteção, com ampliações das paredes existentes e implantação de cobertura metálica treliçada.
O projeto foi executado em ambiente portuário altamente operacional, exigindo planejamento minucioso e logística ajustada às restrições do terminal. As etapas de içamento e montagem da cobertura exigiram o bloqueio total da área sob cargas suspensas — condição inviável durante o funcionamento regular do equipamento.
Dessa forma, os serviços foram programados exclusivamente para domingos e feriados, com janelas operacionais extremamente reduzidas. A equipe técnica precisou atuar com precisão e agilidade para cumprir os prazos restritos, garantindo a integridade da operação e a segurança das manobras.
Foi executado um barracão industrial com estrutura metálica esbelta, composta por elementos pré-moldados em aço galvanizado a fogo. Todos os componentes foram projetados para garantir leveza, resistência e agilidade na montagem, assegurando eficiência no processo de instalação.
Além da montagem da estrutura, foram realizadas as fundações e bases em concreto armado, incluindo infraestruturas subterrâneas para futuras passagens de instalações hidráulicas, elétricas e de comunicação.
O projeto exigiu um planejamento meticuloso e rigoroso cumprimento de cronograma, garantindo que a operação do empreendimento não fosse interrompida durante a execução das obras.
Execução emergencial de passagem de infraestruturas na laje do cais, incluindo demolição localizada e recomposição estrutural conforme projeto técnico específico.
A intervenção demandou a abertura controlada de áreas no piso de concreto do terminal, seguida da soldagem minuciosa de novas armaduras à ferragem existente da estrutura portuária, garantindo continuidade estrutural e integridade da laje.
A recomposição do pavimento foi realizada com o uso de grautesespeciais da MC Bauchemie, escolhidos pela sua elevada resistência mecânica e aderência, atendendo às exigências de durabilidade e desempenho para tráfego pesado em ambiente portuário.
Intervenção emergencial em pavimento de concreto de alto tráfego, localizado em área crítica próxima à linha férrea utilizada por equipamentos pesados como os RTGs (Rubber Tyred GantryCranes).
A obra envolveu a demolição controlada de trechos do piso existente para viabilizar a passagem de tubulações subterrâneas por meio do método MND (Método Não Destrutivo), técnica que minimiza impactos operacionais e estruturais na superfície.
A recomposição foi realizada com base nos projetos executivos do terminal, assegurando o correto dimensionamento estrutural e o desempenho exigido para suportar as elevadas cargas dinâmicas da operação de equipamentos portuários. O rigor técnico e o controle de qualidade foram essenciais para garantir a durabilidade e estabilidade do pavimento reconstituído.
Obra de ampliação e requalificação do cais de descarregamento de veículos de carga em galpão logístico, com instalação de novas docas metálicas hidráulicas para acesso e operação de caminhões.
A intervenção envolveu a execução de muro de arrimo em concreto armado e a construção de piso em concreto dimensionado para suportar tráfego intenso de veículos pesados. O projeto visou modernizar e adaptar o layout da área operacional, otimizando a logística do terminal.
Foram empregadas soluções industriais como armaduras pré-fabricadas e fôrmas metálicas, que permitiram a racionalização do canteiro de obras, com redução significativa nas atividades de corte, dobra e montagem de armaduras, bem como na preparação de formas in loco. Essa estratégia resultou em maior agilidade, organização e controle de qualidade na execução.
Atendimento emergencial realizado em uma estrutura de concreto que apresentou sinais de colapso iminente. A Rotterdam foi acionada de forma imediata para avaliar tecnicamente a situação e identificar possíveis deslocamentos e o grau de comprometimento estrutural.
Após a vistoria técnica inicial, foi traçada uma solução de estabilização com base em um projeto executivo elaborado em caráter de urgência. Os reparos estruturais começaram em seguida, com foco total na segurança, estabilidade e no restabelecimento da operação da área afetada.
Devido à criticidade da situação, toda a operação — desde o primeiro contato até a conclusão da execução — foi realizada em uma janela de apenas 72 horas, incluindo vistoria, diagnóstico, elaboração do projeto e execução da obra.
Este caso reforça a capacidade da Rotterdam de oferecer respostas rápidas e altamente técnicas em situações emergenciais, sendo um exemplo emblemático de agilidade, comprometimento e competência estrutural.
No caso de acidentes e obras emergenciais precisamos ter uma equipe especializada em análise estrutural sempre disponível para realizar uma avaliação e propor uma solução rápida.Neste caso em estudo, houve uma colisão de um caminhão e precisávamos avaliar a estrutura e propor um reparo imediato.
O desenvolvimento do projeto, solução e execução foram realizados em um período de 60 horas de trabalho, resultando em uma solução segura e com garantia para o cliente
Reforma completa de duas subestações elétricas responsáveis pela alimentação de áreas estratégicas do terminal portuário. As intervenções abrangeram a recuperação de esquadrias, adequações internas, substituição da cobertura, recuperação de acabamentos e concretagem de pisos, com registro e acompanhamento por meio de corpos de prova.
Devido à natureza crítica das instalações, a obra exigiu comunicação constante com as equipes de engenharia elétrica e técnicos de segurança do terminal, garantindo total conformidade com as normas de proteção contra choques elétricos e riscos operacionais.
Os serviços em altura foram executados com projeto específico de linha de vida, incluindo o chumbamento de fixadores e a realização de ensaios de arrancamento com manômetros, assegurando a estabilidade e confiabilidade dos sistemas de proteção coletiva.
A atuação da Rotterdam aliou técnica, segurança e eficiência na modernização de sistemas essenciais ao funcionamento do terminal.
Execução completa de bases e adequações civis para a instalação de um tanque de armazenamento de nitrogênio, incluindo infraestrutura de isolamento, fundações e sistemas de proteção perimetral.
Devido à elevada carga da estrutura, foram utilizadas estacas do tipo hélice contínua monitorada, garantindo estabilidade profunda e segurança ao sistema de fundação. Sobre as estacas, foram executadas vigas e laje de distribuição, dimensionadas para suportar os esforços gerados pela operação do tanque.
Toda a estrutura foi devidamente aterrada, incluindo gradis e sistemas de proteção, assegurando a integridade da instalação diante de eventuais descargas elétricas. Ao redor do tanque, foram implantadas barreiras de proteção contra abalroamento, compostas por estruturas metálicas com preenchimento interno em concreto maciço,garantindo resistência contra colisões de veículos de carga e elevando o nível de segurança operacional.
Obra de reforma completa da edificação que abriga a Receita Federal e o Ministério da Agricultura no terminal portuário, com foco em requalificação funcional, modernização dos sistemas prediais e adequações aos novos fluxos operacionais e institucionais.
O projeto contemplou o redimensionamento global dos espaços internos, com alterações em layout, divisórias e acabamentos, proporcionando maior eficiência no uso dos ambientes. Todas as instalações prediais foram refeitas, incluindo:
- Instalações elétricas com rede estabilizada,
- Infraestrutura de dados e comunicação,
- Sistemas hidrossanitários completos,
- Climatização de ambientes com eficiência energética,
- Sistema de prevenção e combate a incêndio, atendendo às normas vigentes.
A reforma foi conduzida com atenção especial aos requisitos técnicos dos órgãos federais, garantindo funcionalidade, segurança e conformidade normativa em todos os aspectos.
A recuperação estrutural em ambientes portuários e industriais exige elevado grau de rigor técnico e deve ser conduzida por uma empresa qualificada e certificada para esse tipo de intervenção.
Todas as etapas do processo devem ser rigorosamente documentadas, seguindo os padrões exigidos para garantir um retrofit seguro, durável e eficaz. No caso do Paramento 11, executamos um serviço completo de reforço estrutural com base nos seguintes pilares:
1. Análise detalhada da estrutura existente Avaliação minuciosa das condições atuais do concreto e das armaduras, com base em inspeções técnicas e levantamento dos projetos originais, para determinar o grau de deterioração e definir a estratégia de recuperação.
2. Definição precisa dos materiais e soluções técnicas O projeto deve ser elaborado por profissional expecialista que fará a análise dos ensaios tecnológicos e irá realizar a seleção dos materiais foi feita com base na classe de agressividade do ambiente marinho. Diversas tecnologias da MC Bauchemieforam utilizadas, incluindo sistemas de recomposição e reforço com fibra de carbono (MC Carbon Fiber), garantindo desempenho técnico compatível com a exigência da estrutura.
3. Execução especializada com rigor técnico A obra foi conduzida por equipe altamente treinada, seguindo estritamente os projetos executivos. O controle de qualidade foi conduzido de forma criteriosa, respeitando os parâmetros exigidos para recuperações de alta complexidade estrutural.
Execução de obras civis para implantação de sistema de armazenamento de diesel, em área com restrições operacionais e exigências específicas de segurança, meio ambiente e prevenção de riscos.
Um dos principais desafios foi a instalação da cobertura metálica após a montagem do tanque, exigindo soluções não convencionais. Aplicando os princípios da Lean Construction, a cobertura foi totalmente pré-fabricada e entregue pronta ao cliente, sendo içada e parafusada diretamente nos pilares já posicionados, minimizando o tempo de exposição de equipe em área classificada e reduzindo atividades críticas no canteiro.
Além da cobertura, a obra contemplou:
- Isolamento da área de risco,
- Instalação de extintores específicos para combustíveis,
- Implantação de chuveiros lava-olhos,
- Instalação de tanques separadores de água e óleo,
- Avaliação de todos os itens exigidos pelas normas ambientais e de segurança para áreas de abastecimento.
A obra é um exemplo de execução estratégica com foco em segurança, eficiência e responsabilidade técnica.
Reforma completa de ambientes administrativos destinados à implantação de banheiros, escritórios, vestiários e áreas de apoio, com foco na revitalização funcional e na modernização das instalações prediais.
Os serviços incluíram a renovação de pisos, acabamentos, esquadrias, bem como a substituição integral das instalações elétricas e hidrossanitárias, garantindo o pleno funcionamento e conforto dos novos ambientes.
A obra foi conduzida com atenção aos padrões corporativos da planta industrial, integrando funcionalidade, estética e eficiência para adequar os espaços às novas demandas operacionais.
Execução das infraestruturas civis e elétricas necessárias para a implantação de galpão lonado em área operacional do terminal portuário.
A intervenção exigiu a derivação de ramais de energia elétrica e rede de dados diretamente no piso de concreto armado do terminal, processo que demandou rigoroso controle técnico para abertura, execução e recomposição do pavimento conforme procedimentos específicos.
Além da infraestrutura no piso, foi realizada a instalação completa de sistemas de iluminação e monitoramento, com câmeras perimetrais integradas, garantindo a segurança da área. Também foram feitos ajustes e deslocamentos de equipamentos da linha de vida, essenciais para inspeção de cargas e manutenção da operação com segurança.
A obra combinou precisão técnica e integração de sistemas, respeitando as condições operacionais do terminal.
A Rotterdam também atua na análise, dimensionamento e execução de sistemas de segurança para terminais portuários, atendendo às normas técnicas e operacionais exigidas para ambientes de alto tráfego e movimentação de cargas.
Entre os serviços prestados, destacam-se a instalação de:
- Proteções metálicas estruturais,
- Elementos de contenção e isolamento de áreas,
- Barreiras tipo New Jersey,
- Sinalizações e indicadores de fluxo para áreas seguras,
- Elementos metálicos personalizados conforme necessidade operacional.
Cada solução é desenvolvida com base em análises específicas da operação, assegurando funcionalidade, durabilidade e adequação às condições reais de uso no ambiente portuário.